Pesquisa personalizada

23 de agosto de 2008

DICAS PARA BORDAR PEDRARIA

TRANSFERINDO O RISCO PARA A PEÇA
Para transferir o risco para a peça de tecido, use sempre carbono de costura na cor amarela (existe vermelho e azul - podem manchar sua peça), coloque o carbono sobre a peça e o desenho em cima do carbono (se quiser prenda com alfinetes), use um lápis de escrever e passe sobre o risco pressionando - se for reutilizar o risco, coloque um plástico transparente em cima do risco, antes de passar o lápis sobre o risco - isso evita que o risco estrague.
Depois que o risco já está na peça - para evitar que o risco desapareça com o manuseio durante a realização do bordado e fique muito difícil visualizar o risco - nas peças de cor clara passe o lápis de escrever (grafite) no tecido fazendo o contorno do risco e nas peças de cor escura use lápis de maquiagem - aqueles de contorno de boca - assim você terá uma ótima visão do risco e não vai estragar sua peça, pois desaparecem depois de pronto o bordado.

MATERIAIS PARA BORDAR

Para bordar pedrarias você poder usar vidrilhos, canutilhos, miçangões, miçanguinhas, chatons de todos os formatos, cristais, pérolas redondas e em formato de gota, contas, arroizinhos, paetês (que tem um formato liso), lantejoulas (são abauladas) e tudo que sua imaginação permitir.
Quanto à linha todos estes bordados que estão no meu blog foram feitos com linha de costura comum dessas de algodão, eu não uso cola para bordar roupas, pois geralmente as pedras se soltam quando são lavadas, em razão disso eu só uso linha de costura.
Utilizar a cola para pedrarias apenas quando for bordar bolsas, quando a bolsa já esta pronta - pois teria que retirar o forro da bolsa para costurar o bordado e isso certamente estragaria sua bolsa, em razão disso nas bolsas compradas prontas utilize cola para pedrarias, se for fazer a bolsa antes de colocar o forro borde normalmente usando linha.
Além da linha de costura de algodão existe também linha invisível para bordar que é aquela de nylon (cuidado na hora de passar), a linha tem que ser sempre da cor do tecido e não das pedras que serão usadas para bordar.
Agulha para costura tamanho 12 ou 09 (são fininhas).
Quando for comprar chatons, observe se possui furos dos dois lados para costura, pois existem chatons sem furos que são para colagem, geralmente uso chatons nos miolos de flor, para fazer olhos, etc.

BORDANDO A PEÇA

Primeiro coloque um pedaço de linha na agulha de tamanho médio - não pode ser muito grande porque se não tiver prática a linha pode enrolar e dar um nó quando estiver bordando – dê três nós no final da linha de forma que fique um fio duplo na agulha, sempre trabalhe com fio duplo na agulha, pois assim as pedras ficam mais firmes no tecido, para arrematar o trabalho de costura dê sempre três nós.
Bom agora vamos descobrir o meu segredo, se observarem meus trabalhos, vão ver que quase todos os bordados possuem três carreiras de pedras, ou cinco, sempre em número ímpar, primeiro faça uma carreira de bordado em cima do risco, depois é só passar uma carreira de cada lado, fica perfeito, o primeiro dragão que bordei fiz com o ponto alinhavo ou salpicado, usei miçanguinhas e costurei uma a uma, nos outros trabalhos que estão no blog usei o chamado ponto reto, costuro as pedras (vidrilhos e miçanguinhas) de quatro em quatro. A maioria dos bordados foi feito em ponto reto e ponto alinhavo.

Quanto às cores usadas nas peças e o material aí vai da criatividade e do gosto de cada um, tudo que é feito com pedrarias fica muito bonito, mas observe que os vestidos de festa e as roupas de festa em geral são sempre bordados com pedrarias da mesma cor do tecido.

37 comentários:

Unknown disse...

fiquei encantada ao encontrar o seu blog, bordo t shirts e gosto de tudo o que possa estar relacionado com o assunto
bom trabalho
m. joão

Unknown disse...

ESTAR DE PARABENS, SEUS RISCOS SAO LINDOS, SERA QUE VC TEM UM RISCO DA PUCCA. OBRIGADO .

Anônimo disse...

Olá .... Adorei esse site e fiquei encantada com as dicas e risco para bordar pedraria. Com certeza irei aproveita-las para deixar os meus trabalhos ainda mais bonitos...
Aline
Marau-Rs

Anônimo disse...

Olá queria, adoreeeei seu blog, estou iniciando agora, vou bordar biquinis e não sei nada, poderia me mandar ou indicar um blog que ensine o passo a passo de bordar, como se faz os pontos, nao sei nada.
Obrigada
PARABENS PELO SEU BLOG
Beijos
Carmem

Anônimo disse...

Olá queria podei me mandar o passo a passo dos pontos, como se borda com pedraria?
Estou iniciando e nao sei nada
Vou bordar biquinis
fico grata desde já
Parabens pelo seu blog, será que um dia serei como vc? rsrs axo dificil
Beijos
Carmem
carmelitaleite@hotmail.com

Anônimo disse...

PARABENS!!!!!trabalhos, riscos, ideias,.....tudo maravilhoso!!!!AMEI. (VC ja fez manta para sofa bordada com pedraria na beirada?, estou procurando.)

Anônimo disse...

Menina!!!!!!!!!!!! Você é uma artista!!!!!!!!!!!!!!!!
Estou maravilhada. Que Deus telivre de todo mal e continue te abençoando com esse dom magnífico.
Vou te dar meu e-mail. Sempre que tiver novidades me envie. Também acessarei sempre seu blog.
Sou muçulmana e uso hijab. Pode ser uma dica pra vc tentar criar bordados para hijabs.
Parabéns mesmo.
Ana
ana-rosa-vera@hotmail.com

PS: caso vc queira saber mais sobre hijab (sites, como usar, dicas, etc...me escreva).Ah...hijab é uma espécie de véu, mas existem diversos tipos - 1 peça, 2 peças, 1 peça + lenço, 2peças + lenço, só lenço, etc...)

Anônimo disse...

Eu gostei muito do seu blog, acabei de fazer um curso de bordado em pedraria e comecei a bordar bolsas para vender, com certeza teus riscos e sugestoes irao me ajudar.

Anônimo disse...

Adorei Todo o trabalho encontrado em seu blog, e quero agradece-la por nos passar informações tão importantes de como bordar com pedrarias,pois tem pessoas que sabem muito mas não gostam de ensinar outras pessoas, o que me leva a pensar que são egoistas.Parabens e mais uma vez,muito obrigada.
Denise

Unknown disse...

Foi por acaso que eu vi o seu blog, mas saiba que eu adorei , voce é uma pessoa muito especial, que continue assim.

solange alves disse...

Querida seu blogger e maravilhoso tira todas as duvidas obligada pela sua aula bjinhos

Anônimo disse...

esse bolg é muito legai pois está me ajudando bastante nos bordados, obrigada pelas dicas que Deus te abençoe sempre!

Anônimo disse...

Boa noite!!!
Fiquei surpresa com sua habilidade em bordados...muito interessante!
Também faço alguns tipos de bordados,mas não tinha tantas idéias quanto as suas.
Com certeza seus riscos vão ajudar a todas nós!!!
Fique com Deus...

Roberta Santos
Além Paraíba - Minas Gerais

Anônimo disse...

Silvia, parabens, fiquei encantada essa e a primeira vez que encontro alguem tão disposta a dividir seus conhecimentos em detalhes, voce ganhou uma fã, a quem ajudou muito.
Deus te ilumine sempre

Um abraço

Liliane disse...

Nossa não poderia de deixar de comentar sobre o seu blog. Esta simplesmente maravilhoso. Sabe eu sou pofessora de borado em pedraria, mas ainda iniciante e amei o seu blog. Está de parabéns.
Liliane de Jesus Oliveira

Unknown disse...

Silvia, sou sua fã! Faço parte do grupo Bordado_Pedrarias e venho te acompanhando desde o início do grupo. A forma como você divide seus conhecimentos e disponibiliza informações , prova que é uma GRANDE PESSOA... esse é o perfil de grandes artistas! Parabéns pelo seu belíssimo trabalho e obrigada por nos extasiar com essas maravilhas que você tão gentilmente disponibiliza. Beijos.

Unknown disse...

Boa noite Silvia,pesquisando sobre pedraria,achei seu blog e gostei muito das dicas que vc da.Não tenho muita experiencia,porque comecei a aprender tem alguns dias e estou amando.Vou mim casar em 19-09-2009 e se for possivel mim envia um desenho facil que eu possa aplicar em meu vestido.Ja convivo ha 10 anos, so vou oficializar.Sou evangelica.Que deus continue ti abencoando.fasodre_c@hotmail.com

rosa maria disse...

Olá!!!!!!!!me chamo ROSA MARIA e queria em primeiro lugar lhe dar os parabéns pelo seu site,amei,me pediram para bordar um macacão para uma festa como ja faço bordados em pedraria com camisetas regatas padiram para eu fazer em roupa de festa então procurei e achei o seu ,amei,gostei muito das dicas,agora posso fazer qualquer bordado pois nunca havia feito assim.Olha virei sua fã sempre que precisar recorerrei a voce.

Daiane disse...

nossa estou encantada meu nome é Daiane sou pedagoga e amo artezanato faço croche, pintura, amo bordar ponto cruz..... mas fuçando em artesanato achei teu blog e nao posso deixar de te dar parabens! só aminha curiosidade quanto tempo vc leva para bordar uma peça? add meu msn gostaria de ser sua amiga valim_daya@hotmail.com

Elen Pontes disse...

Quero parabeniza-la pelo seu blog,pela troca de tanto carinho,realmente vc ama a arte e compartilha..
Estou a procura de bordados para roupa de dança do ventre se puder me ajudar agradeço...beijus Elen

nadornia disse...

Hola Me encanta tu blog tus trabajos son bellisimos y tus diseños tambien.Besos.

Anônimo disse...

cecilia olha adorei seus riscos estou fazendo bordado aq em portugal onde eu estou eles nao conhece muito o bordado em pedras mas vai indo bem... queria uma diga como si faz bordado torcido si poder me dizer eu agradeço, meu imeil e cecilia_cobo35@hotmail.com obrigada.

Anônimo disse...

Olá,amei o recados que voês dão para quem quer saber usar a pedraria,ficou muito bem explicado e consegui entender nos mínimos detalhes,estão d PARABÉNS e sempre irei consultar vocês,amo trabalho manuais,deixo um ENORME beijo e que DEUS os abençoe...

Anônimo disse...

Olá,amei o recados que voês dão para quem quer saber usar a pedraria,ficou muito bem explicado e consegui entender nos mínimos detalhes,estão d PARABÉNS e sempre irei consultar vocês,amo trabalho manuais,deixo um ENORME beijo e que DEUS os abençoe...

Criações Isa disse...

Muito bom seu blog,através dele eu posso me aperfeiçoar e ter mais sucesso no meu trabalho.Parabéns.Isa

Criações Isa disse...

Muito bom seu blog,parabéns através dele podemos melhorar muito nossos trabalhos.Isa

Anônimo disse...

Adorei o seu blog, você colocou várias idéias de bordados, todas lindíssimas. Estou entrando como iniciante e estou adorando a cada peça que vou finalizando, um hobby fantástico. Este blog vai me ajudar muito, parabéns!

Veja meu blog também: http://novidadesparacontar.blogspot.com/

rosangela disse...

olá meu nome é rosangela acabei de achar o seu blog já coloquei nos meus favoritos amei o seu trabalho e mai ainda por que você ensina como se faz estou tentando aprender a bordar com pedras quando você puder me mande mais dicas e riscos eu amo floes e rosas meu site é rosangela170670@hotmail.com
desde já muito obrigado.

Jani Jensen disse...

Adorei seu blog, seu trabalho com pedraria e lindo!!Eu trabalho com bijuterias e agora to querendo aprender a fazer trabalhos de bordado em pedrarias. TO aprendendo muito com seu site. OBrigada. Desejo muito sucesso para voce!!
bjs, Jani

Anônimo disse...

lizziane ribeiro;esses bordados sao maravilhoso vou copia para mim .obrogado

Anônimo disse...

oi gostei muito do q vi, seu trabalho e muito bonito ,gostaria de saber se vc trabalha com aplique em blusas e se trabalha me envia algumas dessas coisas lindas q vc faz pois ja faço algumas coisa na area de bordado em pedraria desde deja agradeço.

Regina Azevedo disse...

Uau!!!!!!! Vc é o máximo! Fiquei encantada com tudo que vc postou. Parabens! Parabéns!Que suas idéias continuem fluindo.És uma abençoada.

Unknown disse...

adorei seu blog

Toshie disse...

olá,encontrei o seu blog por acaso,e adorei suas idéias,sempre que tenho dúvidas procuro o seu blog,e cada vez fico mais encantada com o seu trabalho...comecei a fazer bordados em pedrarias em vestidos de festas,e como todo começo é difícil e ainda tenho muitas duvidas e o seu blog tem me ajudado muito, obrigada por tudo e parabéns!!!

Anônimo disse...

AMEI TODO SEU TRABALHO E SUAS DICAS SÃO PERFEITAS PRA QUEM ESTA COMEÇANDO.ABRAÇOS!SANDRINHA VANAZZI

Fabiana Polastreli disse...

Bom dia ,

Adorei suas dicas .

Vou fazer um vestido igual ao que a Paloma Bernardi usou , um vestido verde maravilhoso , poderia me dar uma dica de que pedrarias usar pra bordar ele . Eu mesma vou bordar .

Obrigada .

Anônimo disse...

LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…
Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre PAS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que PAS venha para MIM l, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele jnc não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
Publique esta simpatia por três vezesSó mesmo esta simpatia, quero compartilhar com você a minha alegria e mostrar que se para mim deu certo para você também dará basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma.

IDT Energy
IDT Energy
free counters